Lula e presidenta do México conversam sobre nova presidência dos EUA
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva telefonou nesta quinta-feira (23), por volta das 14h15, para a presidenta do México, Claudia Sheinbaum, segundo informou o Palácio do Planalto. Na ligação, ambos trataram de temas da agenda bilateral e regional. Em nota, o governo brasileiro informou que os dois presidentes "reafirmaram o propósito de cultivar relações produtivas com todos os países das Américas, incluindo a nova administração dos Estados Unidos, a fim de manter a paz, fortalecer a democracia e promover o desenvolvimento da região". Notícias relacionadas:Trump pode diminuir influência dos EUA no mundo, avaliam especialistas.Lula deseja êxito a Trump e pede avanço em parcerias.O México vê a tensão com o novo governo dos EUA aumentar após Donald Trump declarar emergência na área de fronteira entre os dois países, enviar tropas e prometer um programa de deportação em massa de imigrantes que tentam chegar ao país por esta via. Lula e Sheinbaum também ressaltaram a importância do fortalecimento de foros como a Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) e acordaram manter canais de contato regulares para ampliar a coordenação entre Brasil e México. Ainda conforme o Planalto, o presidente brasileiro convidou a mandatária mexicana a realizar visita de Estado ao Brasil.
![Lula e presidenta do México conversam sobre nova presidência dos EUA](https://imagens.ebc.com.br/8EVeToSPiaNo85BYkwSXtAhYXjY=/1600x800/https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/files/thumbnails/image/2024/11/18/54148809824_2d9828bf16_o.jpg?itok=8ZfEPx7d)
![](https://agenciabrasil.ebc.com.br/ebc.png?id=1627709&o=rss)
![](https://agenciabrasil.ebc.com.br/ebc.gif?id=1627709&o=rss)
Em nota, o governo brasileiro informou que os dois presidentes "reafirmaram o propósito de cultivar relações produtivas com todos os países das Américas, incluindo a nova administração dos Estados Unidos, a fim de manter a paz, fortalecer a democracia e promover o desenvolvimento da região".
Notícias relacionadas:
- Trump pode diminuir influência dos EUA no mundo, avaliam especialistas.
- Lula deseja êxito a Trump e pede avanço em parcerias.
Lula e Sheinbaum também ressaltaram a importância do fortalecimento de foros como a Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) e acordaram manter canais de contato regulares para ampliar a coordenação entre Brasil e México.
Ainda conforme o Planalto, o presidente brasileiro convidou a mandatária mexicana a realizar visita de Estado ao Brasil.